Temas difíceis #2

O Mundo de hoje está um pouco diferente daquele que conhecíamos há um tempo. Com certeza já repararam nisso. As pessoas vão adquirindo novos conhecimentos e vão mudando. Tenho a certeza que mesmo sendo ainda novos já deram por vocês a pensar no passado quando tinham os vossos 10 anos e a pensar que as coisas eram diferentes. E têm razão, eram mesmo! Tanta coisa mudou deste então. Ainda me lembro do meu pai ter um daqueles telemóveis que tinha de levantar a antena para conseguir receber ou fazer uma chamada. Lembro-me do medo que tinha de errar uma palavra no ditado porque já sabia que a professora se ia chatear comigo. Lembro-me de adorar brincar com o meu tamagotchi e de ter o quarto cheio de coisas da Polly. Lembro-me de passar uns dias em casa dos meus avós e de ir de manhã com o meu avô à padaria comprar pão de leite para comer ao pequeno almoço e como eu adorava isso.
Hoje em dia as coisas mudaram. As crianças começam cada vez mais novas a ter telemóveis e parece que desde pequenos já sabem mexer nos mesmos. Hoje em dia se as outras crianças virem uma miúda de 10 anos a brincar com bonecas ou peluches gozam com ela porque já não é "para a sua idade". As crianças de hoje já não sabem o que é um tamagotchi a menos que encontrem uma aplicação para o telemóvel com esse nome. Hoje em dia é um tormento para as crianças passar umas semanas numa aldeia ou numa vila que não tenha internet ou que tenha pouca rede ou poucos canais de televisão, porque ficam "sem nada para fazer". Infelizmente a maioria das crianças que vejo na rua hoje em dia é assim e não se contenta com aquilo que tem exigindo aos pais sempre algo novo e algo que "esteja na moda" e não falemos apenas de crianças. Quantos adolescentes e jovens adultos vemos viciados nos telemóveis e que já não lê um livro há, pelo menos 2 anos?
O mundo de hoje está bastante diferente do que era há uns anos e às vezes as mudanças fazem bem, como os telemóveis quando foram lançados. Foram uma óptima invenção porque as pessoas só tinham os telefones fixos e assim é muito mais fácil comunicar com um familiar que emigrou e poder vê-lo. As coisas foram foi usadas de uma maneira que não era suposta. Foram usadas de uma maneira viciante e de uma maneira pouco saudável. Vocês sabem que eu fui de viagem há pouco tempo e como aproveitei! Só usei o telemóvel para comunicar com a família, tirar fotos dos lugares visto que não tinha uma câmera e para usar o GPS de vez em quando. Sentava-me nos bancos à tarde a apreciar aquele momento que não sabia quando se voltaria a repetir. Às vezes os telemóveis podem-nos salvar em algumas situações mais secantes como estar à espera de consulta ou em um comboio, mas tentem levar com vocês um livro que achem interessante e vão ver que o telemóvel não faz tanta falta assim.
Não sejam tão dependentes das novas tecnologias e deem descanso ao vosso corpo e à vossa mente das mesmas. Nem que seja na hora de dormir. Estipulem uma hora a partir da qual não querem usar o telemóvel para que assim também possam começar a adormecer. Vai custar nos primeiros tempos, mas só vai fazer é bem.
Outra coisa que mudou bastante é a forma como vemos o mundo. Muita gente me pergunta no instagram porque é que eu não criei um perfil mais saudável e daqueles que têm mil e uma receitas fit e aquelas tigelas super coloridas cheias de fruta e aveia se isso é "o que está a dar". No início eu ainda ficava a pensar nisso que diziam porque até é verdade e as pessoas cada vez querem comer melhor e querem ser mais saudáveis, mas depois eu percebi que ao fazer isso não irei ser eu. Hoje em dia as mentalidades mudaram muito quantos aos hábitos de consumo e ainda bem que sim porque devemos sim comer bem, mas maltinha, eu não sou assim tão fit. Eu gosto de comer bem e gosto de ser saudável, mas também gosto de me "dar ao luxo" de comer uma porcaria de vez em quando. E se alguma vez decidirem criar um blog ou um canal de youtube estejam atentos a isto porque de nada vale fazerem as coisas se não gostam do que estão a fazer. Se gostam de fazer comidas mais fit façam, mas se gostam de fazer bolos e essas coisas cheias de açúcar façam também porque nunca serão felizes a fazer algo que não gostam.
Basicamente é isso. Começou de uma maneira e divaguei um pouco mas espero que tenham percebido a ideia. O mundo vai mudar ainda mais do que já mudou e as coisas que estão hoje na moda vão deixar de estar como outras que já deixaram de o estar. Façam aquilo que gostam e se um dia quiserem mudar façam-no porque realmente querem e não porque o mundo ou alguém vos levou a fazê-lo. Beijos!
