Temas difíceis #1

Alô alô maltinha! É verdade, deixei um pouco de lado as resenhas e hoje venho-vos falar de um tema mais sério porque sei que alguns também gostam.
Hoje venho-vos falar deste sentimento que é a "saudade", um sentimento tão difícil e que todos passamos por isso em algum momento das nossas vidas. É bom saber que sentimos saudades de alguém, isto porque significa que aquela pessoa foi importante para nós ou, que ainda, nos fez passar bons momentos. Porém a saudade é muito mais um sentimento que nos traz outros sentimentos menos bons do que bons porque se sentimos saudade de alguém é porque essa pessoa não está com a gente. Em muitos casos temos saudades dos nossos familiares que estão longe (no caso de quem vai estudar fora) ou de um amigo que se mudou, mas, infelizmente, na maior parte das vezes sentimos saudades de pessoas que já partiram e essa minha gente é uma saudade que vai ter um lugar especial no nosso coração provavelmente para sempre. Depois do sentimento de perda que nos assola vem o sentimento de saudade porque percebemos que aquela pessoa nunca mais vai estar presente naquele jantar de família ou que nunca irá estar presente para ver os netos crescer para não falar das pessoas que morrem jovens demais. Pessoas que ainda têm um vida toda pela frente ou daquelas que morrem com uma vida nova a começar.
Voltando ao tema em si a saudade é algo que é difícil de suportar. Há pessoas que poderão ter saudades do mesmo tamanho e situações diferentes. Não sei se estou a fazer muito sentido, mas deixem-me explicar. Uma pessoa pode ter saudades dos pais que moram no norte do país e que não vê há meses porque estudar no sul. Outra pode ter saudades do cachorrinho que deixou em casa de manhã e que só vai voltar a ver à noite. São saudades diferentes, mas nenhuma delas é mais importante que a outra. Não julguem as saudades de ninguém apesar de pensarem que a pessoa está a exagerar no que diz respeito à comparação da vossa saudade e da dela. Uma saudade que é mesmo inquestionável então é essa depois de uma perda. Não há saudade maior sobretudo para aqueles que ficam cá. Não me vou alongar muito por este assunto porque teria de entrar em detalhes e cada um acredita naquilo que considera fazer sentido para si. Talvez seja assunto para outro texto.
Para finalizar e tentar focar de novo no tema. Não comparem saudades. Cada um sente a sua e cada um sente-a de maneira diferente. Sejam felizes enquanto estão com as pessoas que mais amam para que pelo menos quando tiverem saudades delas se possa lembrar do que passaram enquanto estiveram juntas e uma coisa importante...não vão para casa com questões do género "devia ter feito". Façam o que tiverem a fazer e sem arrependimentos. Beijos!
